Vitamina B6

A vitamina B6 (Piridoxina) é, na realidade, um grupo de substâncias: piridoxina, piridoxal e piridoxamina. Essas substâncias estão intimamente associadas e funcionam juntas.É excretada cerca de oito horas após a ingestão e, como as outras vitaminas B, precisa ser reposta através de alimentos integrais, ou de suplementos. Sua necessidade aumenta nas dietas com alto teor protéico. Responsável pela produção de anticorpos e de células vermelhas do sangue, assim como para a produção de ácido clorídrico e magnésio. Benefícios
Assimila adequadamente a proteína e a gordura.
Ajuda na conversão do trip-tofano, que é um aminoácido essencial, em niacina.
Contribui para evitar diversas perturbações nervosas e da pele.
Alivia a náusea.
Promove a síntese de ácidos nucléicos antienvelhecimento.
Ajuda a reduzir a secura na boca e problemas para urinar causados por antidepressivos tricíclicos.
Reduz espasmos musculares noturnos, cãibras nas pernas, dormência nas mãos e algumas formas de neurite nas extremidades.
Funciona como um diurético natural. Doenças causadas pela deficiênciaAnemia - Dermatite seborréica - Glossite. Fontes NaturaisLêvedo de cerveja, farelo de trigo, germe de trigo, fígado, rim, coração, melão, repolho, melado, leite, ovo, carne. Recomendação PessoalSe você toma pílulas anticoncepcionais, é muito provável que necessite de doses maiores de vitamina B6. Quem costuma comer grandes quantidades de proteína precisa de doses maiores de vitamina B6. Pessoas que sofrem de artrite e estão se tratando com medicamento que tenha penicilina, deve tomar suplementos com vitamina B6. Esta vitamina é mais eficiente quando tomada com as vitaminas B1, B2, o ácido pantotênico, a vitamina C e magnésio. Suplementos desta vitamina não devem ser tomados por pessoas que estejam sob tratamento com levodopa para o mal de Parkinson - consulte seu médico.